O filme “ Parasita” (2019), do diretor sul - coreano Bong Joon Ho, apresenta uma sátira e comentário social, pautados na luta de classes, ao desenvolver o cotidiano da família Kim, pertencentes à uma classe social baixa e sua lenta introdução manipulativa dentro da casa da família burguesa Park, como seus empregados e trabalhadores.
A direção de arte, unida à direção de Joon - Ho, são responsáveis pela imersão imediata do espectador. Os ângulos e objetos usados conectam o mundo das duas famílias, usufruindo de suas diferenças pausáveis para mostrar dualidade. Dessa forma, vemos a contradição entre os ângulos fechados e mecânicos compostos pelo ambiente repleto de objetos espalhados na casa subterrânea da familia Kim e os ângulos abertos e fluídos, focando em espaços vazios, na grandiosa mansão dos Park, fazendo com que a atmosfera introduza as diferenças gritantes de ambas.
Apesar dos incríveis aspectos técnicos de Parasita, o que mais chama atenção é o desenvolvimento de seu roteiro. A narrativa é conduzida de forma única, divergindo entre diversos gêneros, mas nunca focando em um específico. Sendo assim, a primeira parte do longa é quase uma comédia dramática introduzindo uma sátira formal, fazendo com que o público torça pelos personagens centrais e ria com suas capacidades manipulativas de inserção.
Entretanto, a segunda parte do filme desenvolve uma grande tensão e é esse o aspecto responsável pela surpresa essencial. A história torna - se assustadora com leves toques do fantástico, o espectador se perde, de maneira positiva, nas expectativas contraídas, já não se sabe mais o que esperar, tornando o filme ainda melhor.
Portando, Parasita nos surpreende por fugir de uma narrativa tipicamente Hollywoodiana. O longa possuí aspectos técnicos fundamentais e um roteiro excepcional, fazendo com que o público atenham-se ao discurso central, que diverge entre a luta de classes, as problemáticas do capitalismo e o existencialismo, mostrando perspectivas gerais de uma sociedade problemática e o desejo de pertencer, possuindo, dessa maneira, um alcance global.
Comments